Brasileiro desenvolve planta de café sem cafeína
Pesquisador da Unicamp consegue, pela primeira vez, obter planta de café sem cafeína e com alta produtividade
Marco Túlio Pires
Café descafeínado desenvolvido no Brasil tem o mesmo gosto do café comum (Getty Images)
"A cafeína não influi no sabor do café. É o processo industrial de descafeinação que o deixa o com sabor diferente"
Há seis anos, Paulo Mazzafera, diretor do Instituto de Biologia da Unicamp, foi um dos pesquisadores que descobriram uma espécie de café naturalmente sem cafeína. A descoberta foi publicada na revista Nature, porém os planos de explorá-la comercialmente se mostraram infrutíferos, por causa da baixa produtividade das plantas, naturais da Etiópia. Agora, Mazzafera afirma ter conseguido sete plantas mutantes que combinam a produtividade e a ausência de cafeína. E o cientista garante que “o gosto é o mesmo do café comum”. Segundo Mazzafera, "a cafeína não influi no sabor do café, é o processo industrial de descafeinação que o deixa com um sabor diferente".
A retirada de cafeína do café pode ser feita de várias maneiras. As mais comuns são três: o método que utiliza solventes para remover a substância, o método suiço, que utiliza água quente, e o método de gás carbônico supercrítico, que utiliza pressões e temperaturas muito altas. "No método suíço, a água retira a cafeína, mas leva junto muitos elementos importantes do café, alterando o sabor. Já o supercrítico exige instalações muito caras", explicou Mazzafera.
Agora, em vez de processos industriais, o experimento do pesquisador da Unicamp promete entregar o café sem cafeína desde a lavoura e com o mesmo sabor. As sementes foram tratadas com dois tipos mutagênicos. "Com o tratamento, obtivemos sete cafeeiros que são praticamente desprovidos de cafeína. São plantas bastante vigorosas que já estão produzindo flores", diz Mazzafera. Uma das principais vantagens do método é a economia de tempo, uma vez que o melhoramento genético tradicional poderia levar anos para gerar plantas produtivas e sem cafeína.
De acordo com o cientista, as plantas só apresentam um problema: a estrutura da flor do café garante que a planta tenha uma alta taxa de fecundação, cerca de 95%, mas a flor da planta mutante abre precocemente, comprometendo sua estrutura e, por consequência, a taxa de fecundação. "O problema não é tão grave porque podemos plantar lotes de café exclusivamente com as plantas mutantes", explica Mazzafera. Além disso, o pesquisador disse que seria possível incluir abelhas nas plantações para aumentar a taxa de fecundação.
O próximo passo é aguardar que uma empresa brasileira se interesse em plantar o café mutante. "No Brasil, não podemos patentear o material, por isso patenteamos o processo. Quando alguma empresa brasileira mostrar interesse, poderemos fazer uma patente internacional relativa aos produtos provenientes desse café, cobrando royalties para quem for produzir."
A venda do café descafeinado é expressiva, chegando a 10% do consumo total no mundo. O Brasil também vende o descafeínado, mas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), menos de 1% do mercado é dedicado ao produto.
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/descafeinado-com-gosto-de-cafeonomia
Ok.. valeu a pena ler a matéria, é sempre bom estar antenado com o que acontece no mercado, mas gente vamos combinar PRA QUÊ SERVE UM CAFÉ SEM CAFEÍNA??? A sensação de excitação da cabrinhas na descoberta do café foi causada pela cafeína, sem a presença da cafeína nunca teriam descoberto essa nobre bebida.. como pesquisa cientifica, meus parabéns, mas eu não vou tomar uma coisa feita por uma planta mutante, nosss.. que medo!!! Poucas coisas no nossas vidas, ainda continuam naturais, estamos cheios de conservantes, corantes, agro tóxicos e ainda querem mexer no cafézinho, o que representa para muitos o tempo de relaxar, um tempo de prazer. querem acabar com o café! querem tirar suas caracteristicas porque fazem isso?
Gente para quem não sabe já existe o chá, viu!!??? Quem não gosta de café, vai beber chá!!!
Já existem pessoas que teimam em colocar açúcar no café, o que eu considero um ataque terrorista contra o pobre cafézinho indefeso, NÃO SABE BEBER CAFÉ, VAI BEBER CHÁ!!!
Agora também já existe o café descafeinado artificialmente e grotescamente feito por algumas empresas, o que é ridículo.. (como a própria matéria aí em cima já cita) altera totalmente o sabor da bebida, porque não colocam outro nome? café descafeinado é tudo menos café, CAFÉ TEM CAFEINA POR FAVOR !!! ESTÁ NO NOME DA BEBIDA SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA!!! SE TIRAR A CAFEÍNA NÃO É MAIS CAFÉ, PONTO FINAL!!!!
CADA COISA.. UNFF.. =/
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário